A XP Investimentos, plataforma de investimentos do grupo XP Inc., irá realizar a Expert ESG de 2 a 5 de março. O evento gratuito e online vai trazer grandes nomes para debater assuntos relativos às demandas ambiental, social e de governança, que definem a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Também discutirá quais as consequências dessas três letras para o mundo dos investimentos.
A lista de convidados divulgada pela XP Investimentos tem desde escritores a CEOs. O evento contará com nomes como Yuval Harari, historiador e autor do best-seller Sapiens – Uma Breve História da Humanidade; John Elkington, especialista em sustentabilidade e conhecido mundialmente como “o pai da sustentabilidade”; Fiona Reynolds, CEO do Principles for Responsible Investment/PRI; Jean Case, diretor da National Geographic Society; e Rachel Maia, fundadora da RM Consulting e presidente do Conselho Consultivo da Unicef.
A programação e a lista de convidados completa, além da inscrição gratuita, estão no site oficial da Expert ESG.
Um evento diferente por dia
Cada um dos três primeiros dias de evento será reservado a uma letra da sigla ESG. Já o último dia será focado em investimentos relacionados às demandas ambiental, social e de governança.
Durante o primeiro dia, a pauta será sobre Meio Ambiente (Environment). Para tratar da pauta ambiental, a Expert ESG conta com a participação do historiador e escritor israelense Yuval Harari. O autor irá liderar o painel “Lições para o Mundo Pós-Coronavírus”. Ao longo do primeiro dia, também serão discutidos temas como mudanças climáticas e a urgência do tema para a sociedade; como alinhar sustentabilidade e empreendedorismo; e importância e potencial da Amazônia.
Já durante o segundo dia, a pauta da discussão será sobre Impacto Social (Social). Para aprofundar a discussão sobre a importância da diversidade e inclusão para negócios, o nome de destaque será Jean Case, chairman da National Geographic Society.
Ainda durante o segundo dia de evento, haverá discussões sobre o papel das empresas na criação de soluções para desafios socioambientais; as perspectivas futuras para a cultura de doação no Brasil; a participação da mulher no mercado de trabalho; e o empreendedorismo feminino. Na mesa “A Força da Liderança Feminina”, o evento conta com alguns dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é liderança e mulher. Tania Cosentino, CEO da Microsoft Brasil; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; e Rachel Maia são os nomes convidados para o debate.
Já o terceiro dia fecha a sigla, ao tratar de Governança (Governance). O evento abordará assuntos relacionados à cultura corporativa atual e suas conexões com um capitalismo consciente. Ou seja, de que forma negócios e lideranças corporativas devem integrar sustentabilidade à governança.
Durante o último dia de evento, a Expert irá conectar os três temas centrais da sigla ESG – responderá como os assuntos pautados nos dias anteriores podem ser traduzidos no universo dos investimentos. Entre assuntos a serem debatidos, estão a própria origem do termo ESG, a evolução dos últimos anos e as perspectivas para o futuro.
“[ESG] São 3 letras que trazem protagonismo para as empresas e para as pessoas. Por essência, essa é uma jornada que deve ser construída de forma colaborativa e plural. Gerar debate no mercado e entre stakeholders sobre a responsabilidade e o potencial de cada um como agente da mudança é essencial. O caminho pode não ser novo, mas ainda há muito a ser percorrido”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.
Fonte: Infomoney